08/07/2024

Transformação digital na Construção: pesquisas BIM Municípios e Cidades Inteligentes 2024 revelam desafios e oportunidades

 

 

Já estão disponíveis para download as pesquisas BIM Municípios e Cidades Inteligentes 2024, que mapearam o nível de maturidade e adoção de ferramentas tecnológicas pelos municípios brasileiros. Conduzidas pela CBIM-MG (Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais) e pelo GTBIM-CIDADES, com apoio do BIM Fórum Brasil e de entidades como a ABDI, FNDE, SEBRAE-MG, CT BIM COSUD e FP/BIM, as pesquisas envolveram profissionais de engenharia, arquitetura, tecnologia e gestão de órgãos municipais.

Ao todo, foram realizados 1.097 acessos aos questionários, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, com jovens entre 26 e 35 anos compartilhando suas percepções e experiências, oferecendo um panorama detalhado dos avanços e obstáculos na transformação digital urbana. Os resultados apontam para uma necessidade urgente de capacitação e difusão de conhecimento em BIM.

A pesquisa revelou a baixa penetração das políticas públicas e ferramentas para adoção do BIM, apesar do conhecimento da Lei nº 14.133, que incentiva contratações em BIM. Outros dados mostram que 85,6% dos municípios estão nos estágios iniciais de capacidades BIM, utilizando ferramentas 3D sem mudanças em políticas ou processos. Em termos de maturidade, 83,3% dos municípios ainda estão nos estágios iniciais ou baixos em processos, tecnologia e políticas.

No panorama dos órgãos municipais, quase metade dos participantes (49,3%) desconhece se a estratégia BIM do seu município inclui a criação de uma biblioteca BIM, enquanto 58,5% indicam mínima contratação de projetos em BIM. A infraestrutura tecnológica é um desafio, com 14,6% dos profissionais sem acesso à internet estável no trabalho e 64,8% utilizando computadores inadequados para projetos BIM. 

Ao avaliar os dados, fica clara a importância de investimentos em infraestrutura tecnológica, aumento do conhecimento sobre ferramentas BIM e promoção de treinamento contínuo para acelerar a adoção desta metodologia. É essencial um esforço colaborativo entre órgãos públicos, entidades da sociedade civil, instituições de ensino e empresas, para criar um ambiente mais eficiente e inovador na construção e gestão urbana no Brasil.

A transformação digital dos municípios brasileiros é uma realidade em construção e estas pesquisas não apenas identificam os desafios atuais, mas também oferece um roteiro para superá-los, moldando o futuro da construção e gestão pública no país.

Confira a íntegra das pesquisas. Clique aqui